O planejamento estratégico de empresas privadas com foco na missão
JUSTIFICATIVA:
Partindo do pressuposto que a empresa se norteia por meio da missão que é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta, percebe-se por meio desta assertiva que a missão define o que é a organização hoje, seu propósito e como pretende atuar no seu dia-a-dia. Este aporte teórico se torna imprescindível para que sejam contemplados os aspectos inerentes ao planejamento, coordenação, direção e avaliação de todo processo constitutivo do desenho político de uma empresa.
Tendo em vista os fatores supracitados, nota-se a importância do desenvolvimento desta pesquisa pela necessidade urgente de viabilizar propostas que sirvam de reflexão teórica e metodológica, proporcionando espaços de reflexão aos gestores, dentro do pressuposto macro da organização sistêmica de uma empresa.
A viabilidade se dá pela execução de recursos próprios, sendo possível a parceria com instituições de gestão pública, SENAI, SENAC e demais empresas que gestam a organização privada. No decorrer do desenvolvimento das atividades da pesquisa, propõe-se apresentação em algumas instituições e organizações com o intuito de socializar a execução dos trabalhos e promover espaços democráticos de construção do conhecimento historicamente formado, ampliando a percepção crítica e dialógica dos gestores envolvidos no processo.
O desenvolvimento da pesquisa é extremamente oportuno, tendo em vista os resultados recentes de pesquisas nacionais e estaduais referentes a índices e demonstrativos referentes ao planejamento estratégico ao nível de gestão, contribuindo sobremaneira para a formação crítica destes gestores e a instrumentalização para posterior intervenção nos seus espaços de atuação.
PROBLEMA:
Será que a missão possibilita implementação de equipamentos e instrumentos qualitativos e