Planejamento estratégico
Nos dia de hoje, existem três tipo de organização: as que fazem acontecer, as que apenas observam acontecer e as que surpreendentemente se espantam com o que aconteceu. Desse modo, uma organização moderna que pretende manter-se competitiva devem estar entre as organizações fundamentais que fazem acontecer. Nesse contexto, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a empresa para que seja possível alcançar seus objetivos, seja através da produção de bens ou de oferecimento de serviços. A organização que escolher a abordagem do “Eu não me importo para onde” pode se ver a mercê de forças múltiplas no mercado. A concorrência pode dominá-la, idéias novas podem substituir os seus produtos; novos métodos de markentig podem fazer com o seu sistema de produção fiquem obsoletos. A organização podem nunca atingir o seu objetivo. A formulação das estratégias empresariais é complexa, uma vez que a própria estratégia esta mergulhando em uma multiplicidade de fatores e de componentes internos e externos. Muitos desses fatores estão situados completamente fora do controle e da previsão da empresa. Diante desse cenário o planejamento estratégico surge com uma valiosa “ferramenta” de auxilio à alta administração, pois permite nortear as ações gerencias da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias diminuindo, com isso a possibilidade de tomada de decisões equivocadas, num mercado extremamente competitivo sem margem para erro.
O que é planejamento?
É uma operação mental pela qual se define o curso das ações futuras com vista ao atingimento de um determinado objetivo. O planejamento é uma abordagem racional do futuro, apoiando-se em análises bem feitas.
A grande importância do planejamento e nunca ser surpreendido.
O que é estratégia?
A palavra vem do grego antigo – stratègós – (de stratos, “exercito”, e “ago”, “liderança” ou “comando”) cujo significado e