Administração
Comportamento organizacional/Eficiência/Eficácia.
A complexidade do mundo atual exigiu novas formas de administrar, neste sentido surgiu o comportamento organizacional (CO).
O comportamento organizacional pode ser definido como o estudo das relações e interações entre os indivíduos, grupos e as organizações.
Em uma abordagem sistêmica, para analise do impacto dos indivíduos sobre a organização. Considerando que a organização influencia no comportamento destes indivíduos, mas que são os indivíduos envolvidos quem tornam as organizações eficientes e eficazes.
Como o estudo do comportamento organizacional compreende também os indivíduos será necessário então, considerar o estudo de varias outras ciências sociais para a busca de entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente.
A psicologia vai analisar o individuo na sua forma de percepção e comportamento, oque o motiva, o stress e seu controle, a sua aprendizagem e outros.
A sociologia, o campo da operação dos grupos, a sua formação e as equipes.
Ciência politica, sobre a liderança, os conflitos, o poder e processo decisório.
O método científico nos auxilia a explicar, e ate certo ponto, prever o comportamento das pessoas na organização.
Na administração existem dois conceitos distintos, a eficiência e a eficácia.
A eficiência esta relacionada à ação e agilidade nos processos de execução de uma atividade ou produto, é a relação do que foi gasto para a quantidade que foi produzida. Na pratica um exemplo seria: uma linha de montagem que consegue aumentar sua produção, com a mesma quantidade de matéria prima antes utilizada. Por outro lado a eficácia só acontece quando o produto ou serviço executado é adequado ao mercado, se efetivamente soluciona a demanda ou se o resultado esperado tem qualidade.
Uma atividade pode ser desempenhada com eficiência porem sem eficácia ou desempenhada com eficácia porem sem eficiência.
Estes conceitos na