O PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
O planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer “e “como fazer, e está voltado para a otimização e maximação de resultados.
Os planos operacionais são normalmente elaborados para um ano de gestão. Na fase estratégica, são estabelecidas metas a médios e longos prazos, tanto em nível global, como para cada unidade de negócios.
DEFINIÇÕES DAS METAS
Globais: São metas horizontais a todos os serviços e produtos de informação da unidade. (As metas propostas para um suposto futuro na empresa terão que abranger toda a ela, ser expressada em números, ter prazo definidos de quando começar e terminar entre outros.)
Especificas: Impõe metas especificas para alcançar a cada ano. (UEN - Unidade Estratégica de. Negócios). Ex: (dobrar a produção, aumentar as vendas, realizar palestras semestrais na empresa, abrir as portas para o agendamento de visitas técnicas na mesma e etc.)
Projetos operacionais
Os projetos são a materialização prática para viabilizar as metas definidas no planejamento da unidade. Determinam responsabilidades, recursos humanos, financeiros e materiais e também um cronograma de realização.
Ex: projetos para desenvolvimento e lançamento do novo boletim informativo da organização; projeto de marketing do serviço de informação, projeto de treinamentos de funcionários entre outros.
Orçamentos
A parte crucial do planejamento consiste no controle financeiro das atividades, sem o qual tudo fracassará. Todos os projetos são agrupados calculando-se os volumes de recursos necessários para o custeio básico das operações, formando, assim, o orçamento anual, que deverá indicar as possíveis fontes de financiamento, desde agências de fomento, até recursos provenientes da receita de serviços da própria unidade de informação.
Organização dos serviços e processos
É fundamental preparar toda a infra-estrutura, acionar os mecanismos, formar equipes, adquirir equipamentos, enfim, implantar as várias unidades de serviços que