O Planejamento da Empresa
De que adiantaria criar inúmeras possibilidades de acontecimentos se não existir comprometimento e o objetivo firme e decisivo de transformar o planejamento em realidade.
O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento.
Embora qualquer empreendimento ofereça riscos, é possível prevenir-se contra eles através de algumas ferramentas operacionais que podem dirimir os riscos e auxiliar o administrador na tomada de decisões.
O sucesso da gestão de projetos está frequentemente associado ao cumprimento de prazos e dos custos orçados, devendo este satisfazer o cliente final. Para tanto, a definição com clareza dos objetivos, um bom fluxo de informação, uma boa comunicação, planejamento das tarefas, recursos humanos adequados e motivados, acompanhamento e uma boa liderança são desafios colocados ao gestor de projetos.
Os gestores devem ficar atentos aos fatores que demonstram a necessidade de uma boa gestão de projetos, iniciado pela analise da competitividade, verificando as margens de lucros se esta dentro do patamar das estratégias, analisando as exigências dos clientes, os avanços tecnológicos e outros fatores que trazem a possibilidade de implantar e gerenciar um projeto para trazer os benefícios para o crescimento da empresa.