Turismo e Fotografia
Edney Lisboa Ramos de Oliveira
RESUMO
Este trabalho visa a propagação do setor turístico na cidade de Teixeira, sertão paraibano. O Artigo vem revelar as potencialidades turísticas da cidade de Teixeira, mostrando muito do que o município é capaz de oferecer aos seus visitantes e fazendo com que os mesmos sejam reconhecidos e explorados de maneira correta. O trabalho se dá com um enfoque para a fotografia, uma vez em que ela será peça fundamental para que o leitor sinta-se atraído a visitar a cidade.
Palavras-chave: Turismo – Teixeira – potencialidade - fototurismo
1. INTRODUÇÃO
A mesorregião do Sertão Paraibano é uma das quatro mesorregiões do estado brasileiro da Paraíba, constituída por 83 municípios, os quais estão subdivididos em sete microrregiões (Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Piancó, Serra do
Teixeira e Sousa). Tais localidades são dotadas de belezas capazes de encantar os turistas, além de promover eventos diversos os quais satisfazem os admiradores da cultura nordestina.
Atualmente na Mesorregião do Sertão Paraibano existem três regiões metropolitanas oficialmente, com destaque para a Região Metropolitana de Patos, a mais importante dessa mesorregião.
A dificuldade que se encontra na região e é observada pelos visitantes, se dá pela falta de incentivo ao turismo por parte dos órgãos competentes, bem como o desconhecimento de tais potencialidades inclusive pela própria população.
Nosso objeto de estudo é a cidade de Teixeira - PB, o município apresenta enorme potencial turístico a partir de suas formações rochosas, vistas deslumbrantes e localidades que fazem parte de sua história.
O artigo trabalha a fotografia como uma segmentação de mercado turístico
(fototurismo), com exploração de segmentos fotográficos (fotografia urbana e natural, fotografia aquática, etc.); com o direcionamento de turistas ávidos, profissionais ou amadores, geralmente um