o pinoquio
TRADICIONALMaria N. Mizukami
Características gerais:
A abordagem considerada tradicional não está fundamentada em teorias empiricamente validadas, mas em uma prática educativa e em sua transmissão através dos anos. Trata-se de uma concepção e uma prática educacional que persistiram ao tempo, de diversas formas e que forneceram referenciais para as demais abordagens que a seguiram.
De acordo com os autores, esta abordagem apresenta pontos positivos e negativos. Georgers Snyders
Georges Snyders (nascido em Paris 28 de abril de 1917, morreu em Paris 27 de setembro de
2011) foi um filósofo, investigador em "Ensino de
Ciências".
Para Georges Snyders, é ensino verdadeiro, pois conduz os alunos a grandes realizações. Dá ênfase aos modelos e o professor é imprescindível na transmissão dos conteúdos.
Snyders receia que o esforço para a democracia leve a criança ao conformismo, ou seja, que a abdicação dos mestres deixe os alunos se tornarem vítimas de estereótipos e os condene a serem passivos. Para ele, a autoridade do mestre e a liberdade dos alunos podem cooperar efetivamente, em lugar de uma se opor à outra.
É a intervenção do mestre que leva os alunos a confrontar os fatos. É pela orientação do professor que o aluno atinge o real. A orientação do professor deve juntar-se ao trabalho dos alunos, a fim de passar do amadorismo ao domínio dos materiais.
O professor deve pedir o esforço do aluno e a alegria do aluno acontece quando, ao fim de seus esforços, o aluno percebe algo que o interessa. Isso não pode acontecer o tempo todo. Por exemplo: quando o aluno não entende um poema difícil e se desinteressa, não quer estudá-lo. O professor o obriga a se empenhar no estudo.
Após algumas semanas, ou antes, o aluno diz que o poema é lindo e experimenta a alegria. Se o professor não estimula o esforço, pode haver alegria que compense a dificuldade?