o pib
Tese de Mestrado
Formação como fator de desenvolvimento organizacional
Abril de 2013
Agradecimentos
Agradeço primeiramente ao meu Deus por ter me concebido a graça e sabedoria.
A professora Maria Manuela Sarmento o meu muito obrigada por ter confiado no meu trabalho, desde a primeira conversa, soube que não poderia ter sido com outra pessoa a orientação desta tese. O exemplo profissional, de caracter e de vida levarei para sempre em meu coração. Espero ao menos ser digna de dar continuidade de todos os teus ensinamentos.
A minha companheira e amiga colega Graça Manuel Porfirio, por estar ao meu lado dando força, coragem, incentivo para juntas percorrermos a longa estrada e chegarmos seguras ao nosso destino.
Ao Engenheiro Nobre Macaba, por todas as lutas enfrentadas e vencidas.
A todos os professores da Lusíadas Lisboa que com muito zelo souberam sempre passar aquilo que é para mim hoje, fonte de inspiração de conhecimento.
RESUMO
O desenvolvimento de qualquer investigação pressupõe a existência de algo que nos inquieta e nos induz curiosidade e este trabalho não constitui uma exceção. Assim sendo, formulou-se a pergunta de partida da investigação: de que forma a formação representa um fator de desenvolvimento organizacional?
Para tal utilizou-se uma metodologia qualitativa de natureza exploratória e descritiva, com a aplicação de um questionário a duas empresas situadas geograficamente, em Angola. Os objetivos da investigação são: identificar de que forma a formação profissional altera o desempenho organizacional, determinar se a quantidade de formação ao longo do ano é suficiente para um melhor desenvolvimento organizacional, Identificar se a aquisição das novas competências contribuem para um melhor desenvolvimento, identificar se a motivação no trabalho é parte fundamental no desenvolvimento organizacional.
Tendo em conta que a formação é um fenómeno