o peso das referencias
Os transtornos mentais respondem pela terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com levantamentos realizados pela previdência social. Essas doenças perdem apenas para as do sistema osteomuscular, caso de Le (lesão por esforço repetitivo), as lesões traumáticas. Muitas vezes as patologias psiquiátricas se desenvolvem a partir do que se chama de estresse ocupacional. Ele e ocasionado por vários fatores, como ter de cumprir metas abusivas, por exemplo, há muitas cobranças, muita competitividade nos ambiente corporativo, e a pressão que se forma leva as alterações.
Veja algumas das doenças psicológicas mais comuns ocasionadas por problema no trabalho.
1. Depressão: E o transtorno mental mais comum no mercado de trabalho, em determinados anos, responde por mais de 50% dos afastamentos por transtorno mental.De cada 4 pessoas que apresentam a doença, três são mulheres, e a doença aparece especialmente nas fases da vida em que estão emocionalmente fragilizadas, como na gravidez ou na chegada da menopausa ,professoras são vitimas frequentes desses distúrbios.
2. Ansiedade: Vendedores que precisam cumprir metas quase impossíveis, executivos que tomam decisões vitais para a companhia, policiais, bombeiros e seguranças, que correm risco iminentes de morte, profissionais da saúde, cuja responsabilidade e salvar vidas, como a síndrome do pânico, e pode estar associada a transtornos de estresse pós- traumático.
3. Vícios: Atividade monótona e repetitiva e funcionam como gatilho para o consumo de álcool, nicotina e de outras substancias psicoativas viciantes. Também recorrem a elas profissionais que precisam lidar com aspectos indesejáveis do cotidiano, como os coveiros e os lixeiros.
4. Síndrome de Burnout: E a completa exaustão emocional e esgotamento profissional. Acomete pessoas perfeccionista, que fazem do trabalho uma missão de vida e quando não veem resultado ou reconhecimento, não conseguem mais