O pescador de ilusões
Depois do incidente no bar, o cara se fera, ele perde o status que tinha, mas continua com a indiferença. Cai em depressão e achei que também tinha síndrome de panico, não aguentando a pressão ele chega ao fundo do poço, ao ponto de chegar a ser confundido com um mendigo por uma criança , da qual ganha um bonequinho do Pinóquio que acredito que deva simbolizar algo, (provavelmente a mentira).
Mas o filme começa a ficar legal, quando Jack, sendo corroído pela culpa e pelo remorso é prestes a tentar o suicídio, conhece o doidinho Perry, que o salva, levando-o a sua casa onde o radialista vem a conhecer sua triste historia.
Ao decorrer do filme Jack se sente na obrigação de ajudar Perry, mas não por caridade e sim pra se livrar da culpa que ele tem de ter matado sua mulher indiretamente. Chegando ao ponto, no auge de seu desespero de tenta comprar sua paz de espirito com dinheiro.
O mendigo Perry, por sua vez vive fugindo da realidade depois de ter perdido sua mulher, e toda vez que Jack o tenta colocar de volta a realidade um cavaleiro vermelho ( o qual acredito ser representando por ele mesmo, já que ele era um professor de história medieval e o vermelho deve representar o sangue de sua mulher) aparece e o atormenta. essa ilusão deve representa sua vida passada a qual o ex- professor tem medo de enfrentar.
O Jack por não conseguir se livrar do remorso com dinheiro, decide ajuda o Perry a conquista Lydia, a mulher que ele tanto admira. Mais uma vez esse ato não é de caridade, de ajuda, mais ele enxerga na mulher algo que ele pode dar ao Perry para aliviar a sua culpa. É como se ele trouxesse de volta a mulher que ele indiretamente matou. Uma visão clara disso é o fato da mulher ser loirinha igual a sua ex-mulher.
Ao final do filme ao conseguir "pagar a dívida"