Pescador de ilusões
A cena onde o garoto dá o boneco do pinóquio a Jack, aborda a carência da verdade na vida de Jack que pensa ser superior a outras pessoas, em suas atitudes despreza o próximo, o boneco representa a mentira a qual Jack Lucas está totalmente ligado. O fato relevante no filme é o comportamento absolutista de Jack, que vê sua vida transformada por um conselho mal dado num programa de ràdio que se denomina falso "auto-ajuda", comflitos com sua conciência se faz presente durante boa parte do filme o sentimento de culpa do locutor muda toda hístoria proporcionando a ele uma segunda chance.
Ambientação:
O filme acontece inicialmente nos bastidores da rádio onde Jack trabalha, foi usado como cenário praças, central do mêtro e foram gravadas as cenas no Estados Unidos, mas o local que mais chama a atenção é embaixo de um viaduto no meio do lixo onde tentam jogar fogo no corpo de jack.
Personagens: Jack Lucas, Parry, Anne napolitano, Lydia.
Depoimento pessoal:
O filme é recheado por uma hístoria maginifica e trata a pscologia como fator...
O filme é uma espécie de conto de fadas adulto, uma parábola do Rei Pescador (do título original) inserindo o personagem num contexto modernizado da Corte do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. É um filme fiel ao estilo do diretor, com traços de excentricidade,