o período entreguerras
Slides baseados no capítulo 8 do livro didático Jornadas.hist. Páginas:
101 - 115
• O período entreguerras foi marcado por grandes acontecimentos. Entre eles podemos mencionar a crise do capitalismo, do liberalismo, a da democracia, e o surgimento de ideologias que pregavam o autoritarismo, como o Nazismo e o Fascismo.
A crise de 1929: A grande depressão
• A situação confortável dos EUA começou a mudar no final da década de 1920.
• Após as nações européias se reconstruírem, elas diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
Causas da crise
• Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
Efeitos da crise
• Em outubro de 1929, percebendo a desvalorização das ações de muitas empresas, houve uma correria de investidores que pretendiam vender suas ações. O efeito foi devastador, pois as ações se desvalorizaram fortemente em poucos dias. Pessoas muito ricas, passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores. Esse episódio também ficou conhecido como “Crack da Bolsa de Valores”.
Uma saída: a política do New Deal (Novo acordo). • O New Deal foi o nome dado à uma série de programas implementados nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e ajudar os prejudicados pela Grande
Depressão.
• Sob a influência da teoria de Keynes, que foi um grande economista americano nessa época, o objetivo do New
Deal era redistribuir renda através da geração de empregos e outros incentivos coordenados e controlados pelo Estado
• Entre as medidas do