Período Entreguerras
Mapa da Europa em 1923.
Mapa da Europa nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. No mapa pode-se observar a vermelho os aliados e consequentes anexações, a azul os países do eixo e consequentes anexações, e a verde a URSS.
Entreguerras é a denominação dada ao período do século XX que se estende do fim da primeira guerra mundial, em11 de novembro de 1918, até o início da segunda guerra mundial, em 1 de setembro de 1939. O período foi marcado pela Grande Depressão, associada a graves tensões sociais e políticas, culminando com a ascensão dos regimestotalitários em alguns países europeus, o que neste período ocorreu também no resto do mundo. Estes graves problemas sócio-econômicos e políticos foram as causas da Segunda Guerra Mundial. Esse período entre-guerras pôs fim à hegemonia do capitalismo, quando o socialismo foi colocado em prática.
História
As conseqüências do conflito foram sentidas durante anos. Tanto derrotados quanto vitoriosos sofreram enormes perdas. A grande guerra deixou um saldo de milhões de mortos, cidades destruídas, economias falidas e conflitos sociais. A reconstrução da Europa enfrentou dificuldades colossais: recuperação e modernização do parque industrial, carência dematérias-primas básicas e desemprego. A fome ameaçava milhões de cidadãos desempregados. O sentimento de civismo europeu foi abalado por estas graves conseqüências.
Retornamos do front. Estamos cansados, deprimidos, esgotados, sem raízes e sem esperanças. Provavelmente, não seremos capazes de recuperar nosso equilíbrio. Os outros não nos compreenderão. À nossa frente caminha uma geração que esteve ao nosso lado durante esses anos; mas eles já possuíam um lar e uma profissão e agora poderão voltar a eles e esquecer a guerra. Atrás de nós avança uma geração nova, muito semelhante àquela que fomos um dia: essa nos será estranha e nos repudiará.
— Erich Maria Remarque, veterano da I Guerra Mundial, sobre a difícil readaptação dos ex-combatentes.1