O perfil do arquivista
O arquivista é um profissional que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso a informação orgânica e registrada. Essa informação mantida pelo profissional pode ser registrada em qualquer suporte material - mídia (fotografia, gravações de vídeo ou som, cartas, documentos, gravações eletrônicas, etc.).
Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever um Sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja, manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
Com a nacionalização das classes detentoras do poder do Antigo Regime pela posse do Estado dos títulos e demais documentos determinantes para o surgimento na França do novo modelo do Arquivística. Nasce assim, por decreto, um arquivo que não é um sistema de informação, mas sim uma instituição/serviço que vai ser, acima de tudo, gestora de informação pré-existente e que foi descontextualizada, isto é, retirada do seu habitat original para continuar a ser usada, é um fato, mas já não pelos respectivos produtores.
Nas origens, os repositórios de informação não tinham propriamente a designação de “arquivos”, nem os responsáveis pela guarda, conservação e disponibilização dos registros de informação eram designadas por “arquivistas”. O nascimento da Arquivística como disciplina só verdadeiramente pode considerar-se efetivo no século XIX, correspondendo a um amadurecimento do saber empírico milenar e a uma reflexão sobre a prática, com o objetivo de racionalizá-la, orientar e, depois, fundamentar de um ponto de vista teórico.
Arquivística é do campo da Ciência da Informação que surge no contexto da Revolução Francesa, em finais do século XVIII, pois nessa época, o Mundo passava por várias transformações políticas, econômicas e sociais, e considerando tais aspectos, surge uma