O perfil de liderança do futuro que as empresas estão procurando hoje em dia
O mundo já passou por varias mudanças no mercado, na sociedade, economia e cultura, e as empresas precisam se adaptar a essas mudanças. Numa época em que a liderança se tornou tão importante quanto rara nas empresas, cada vez mais surgem questões como: “Quem serão os líderes do futuro? Que características devem predominar nas pessoas que vão guiar e inspirar seguidores dentro e fora do ambiente de trabalho?”
O líder do futuro conhece seus valores e os vivencia assim como reconhece suas falhas e pede desculpas ou assume a responsabilidade pelos erros de sua equipe e repassa os créditos do sucesso a seus seguidores. Ele cumpre o que promete aos seus liderados, mesmo que com isso tenha de se desgastar com seus chefes e com a sua empresa. O autoconhecimento, o reconhecimento das emoções e o equilíbrio serão as qualidades mais valorizadas.
Como segunda parte, ele sabe quais são seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Entende que pode controlar suas emoções e, com isso, gerenciar a própria motivação e a dos seus seguidores. Ele usa essas informações para crescer e apoiar o crescimento de todos a sua volta.
O líder moderno tem certeza de seu propósito de vida, de sua missão e dos efeitos que sua atuação tem ao seu redor. É criativo, pois pode exercer papéis diversos e se comporta de maneira diferente de acordo com as situações que se apresentam e, principalmente, com pessoas diferentes. Conhece o perfil comportamental dos seus liderados e se adapta a eles.
O líder de amanhã é um excelente coach. Como diz Jack Welch: "No futuro, pessoas que não forem coaches não serão promovidas. Gestores que forem coaches serão a regra". Um coach significa uma mudança brusca com relação ao comportamento da maioria dos líderes atuais. Quer dizer liderar por meio de perguntas e não de respostas, e colocar-se em condição de igualdade com seus liderados. Significa também pressupor que