O pensamento
Algo carregado de um pensamento filosófico, complexo. Um campo muito vasto… um termo ambíguo. As primeiras abordagens do pensamento foram feitas pela filosofia. Cria-se uma confusão entre a lógica e a psicologia. O pensamento é uma questão de lógica. Kant define a lógica como uma ciência que trata de forma exaustiva e restrita, as leis do pensamento.
Só na segunda metade do século XX é que se deixa esta psicologia restrita para uma psicologia centrada no sujeito e nos seus processos mentais. O pensamento é polimorfo – diversas qualidades e atividades.
O pensamento começa por uma questão:
Tem um objetivo?
NÃO - Entramos no âmbito do sonho.
SIM - Então temos um pensamento com objetivo, mas será que este é determinístico? É determinístico?
SIM - Estamos na área do cálculo, já que cada passo que damos determina o passo seguinte. A maior parte do nosso pensamento situa-se no meio, numa zona intermédia
NÃO – Mas o pensamento tem um objetivo preciso? Tem um objetivo preciso?
NÃO – Criatividade
SIM – Mas será que aumenta a informação semântica? Aumenta a informação semântica?
SIM – Pensamento INDUTIVO (possui experiências que o leva a tirar conclusões.)
NÃO – Pensamento DEDUTIVO (parte por hipóteses criadas de seu próprio repertório.)
Pensamento
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma e processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Palavras que se referem a conceitos e processos similares incluem cognição, senciência, consciência, ideia, e imaginação. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e idéias revela justamente a vontade deste.
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.
O principal veículo do processo de conscientização é o