O pensamento iluminista e o desencantamento do mundo
FACISA-FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS A APLICADAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
LIGAS MATÁLICAS
FERNANDA LAURENTINO RODRIGUES DA SILVA
TANGARÁ DA SERRA-MT
2014
FERNANDA LAURENTINO RODRIGUES DA SILVA
LIGAS METÁLICAS
Trabalho apresentado à disciplina de Química Geral e Experimental do curso de Engenharia de Produção da UNIC.
Professora; Maria Naves
TANGARÁ DA SERRA-MT
2014
INTRODUÇÃO
Ligas metálicas são substâncias resultantes da mistura de dois ou mais elementos, entre os quais pelo menos um é metal. Na maior parte das vezes recorre-se às ligas metálicas para dar aos metais determinadas propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, magnéticas ou anticorrosivas.
LIGAS MATÁLICAS
Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos sendo que pelo menos um deles é metal.
Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção.
As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala. São também representativos os setores de eletrônica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economia contemporânea. Ligas metálicas são materiais de propriedade semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsênio, antimônio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo).
É interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do