PENSAMENTO ILUMINISTA E O DESENCANTAMENTO DO MUNDO
Por:
Kamilla Ingrid Oliveira
PESQUISA SOBRE: O PENSAMENTO ILUMINISTA E O DESENCANTAMENTO DO MUNDO.
FEIRA DE SANTANA- BA
-2014-
Por:
Kamilla Ingrid Oliveira
PESQUISA SOBRE: O PENSAMENTO ILUMINISTA E O DESENCANTAMENTO DO MUNDO.
Trabalho apresentado ao Colégio Estadual
Edelvira D´ Oliveira, Pela aluna, do 2°ano do Ensino Médio , turma única, turno matutino, como requisito parcial de aprovação na Recuperaçãona disciplina de Filosofia sob orientação do professor Reginaldo S Pinheiro.
FEIRA DE SANTANA-BA
-2014-
INTRODUÇÃO
A disciplina de Filosofia ministrada pelo Professor Reginaldo Santos Pinheiro, O presente trabalho busca analisar o processo de mudança da concepção entre antigo/moderno,passado/presente, além de como o iluminismo influenciou sobre maneira na formação de um pensamento hegemônico na sociedade ocidental.
Ressalta-se que esse processo começa a ter maior aceitação entre os séculos XVII e XVIII. É nesta época quegrandes cientistas e filósofos acabariam por estabelecer e mapear o campo teórico que ainda hoje nos sustentamos. Paradigmas consolidados em um primeiro momento no saber eclesiástico a ideia da providência divina e na escatologia – e, em um segundo momento, no saber científico consolidada pela Revolução Francesa conjugado com a técnica, que proporcionaria uma mudança drástica no estilo de vida humano. A mudança trazida pela revolução capacitaria o “progresso” da sociedade: responsável pela promoção das potencialidades humanas e da condução do conhecimento tecnológico vivenciados até hoje por nós. Foi através de pensadores como Copérnico, Galileu, Newton fundadores da ciência natural e também por filósofos como Locke, Montesquieu e Rousseau que se deu o desenvolvimento do pensamento iluminista. Nesse movimento que iniciou e aprofundou-se o processo da