toxicodependencia
Lamego
Toxicodependência e
Alcoolismo
Problemas Sociais Contemporâneos
O que é?
É o estado de dependência psicológica ou física, originado pelo consumo repetido de uma substância psicoativa, caracterizado pela procura e consumo compulsivo, por vezes descontrolado. A dependência torna-se crónica, com possíveis recaídas mesmo após longos períodos de abstinência.
Drogas
É uma substância natural ou sintética que introduzida no organismo modifica as suas funções. As drogas podem ser obtidas através de: Plantas, animais e de minerais. As drogas não são todas iguais quanto à sua perigosidade interior e, para aumentar a confusão, algumas drogas mais tóxicas (Ex: o álcool) podem ser ingeridas de forma controlada por muita gente sem problemas de maior.
Por outro lado, a heroína, ao contrário do álcool, é uma droga com menos efeitos tóxicos a longo prazo mas que tem uma capacidade tão elevada de criar dependência e que é impossível deixar de ficar "agarrado" após alguns consumos.
Classificação das Drogas
Alucinogénios
Depressoras
Estimulantes
Alucinogénios - Aceleram o funcionamento do cérebro além do normal.
As drogas alucinogénias mais comuns são:
a maconha
o haxixe
o LSD
os cogumelos
o ecstasy.
Causam perturbações na mente
A maconha e o haxixe são usadas em forma de cigarro (também pode ser cheirada ou ingerida).
O seu efeito dura entre uma a seis horas.
Inicialmente, a pessoa tem a sensação de maior consciência e desinibição. Ela começa a falar demais, rir sem motivo e ter acessos de euforia.
Porém, ela pode perder a noção de espaço (os ambientes parecem maiores ou menores) e a memória recente, além de apresentar um aumento considerável do apetite.
A maconha costuma afetar consideravelmente os olhos, que ficam vermelhos. Com o tempo, pode causar conjuntivite, bronquite e dependência.
Em excesso, pode produzir efeitos paranoicos e
pode