Toxicodependência
Formadores:
CP – Luísa Abreu; Amélia Luis
CLC – Maria Carrilho; Maria Soares
STC – Lurdes Albuquerque; Jorge Romão
PRA – Manuela Esteves
Índice
Índice de lustrações
Introdução
O presente trabalho tem por tema a toxicodependência. Esta é uma realidade complexa, que na sua grande maioria entra no seio de muitas famílias, onde muitas das vezes estas não sabem como pôr fim. A toxicodependência é vista pelas famílias como uma situação problemática, que pode perdurar durante toda a vida.
Assim, este projeto vai tentar abrir uma luz sobre as diversas formas de tratamento da toxicodependência em Portugal, sendo abordado em profundidade o tratamento em contexto de comunidade terapêutica, analise dos diversos tipos de abordagens e intervenções na área da toxicodependência. A toxicodependência é também um dos problemas sociais mais graves do nosso tempo.
Ninguém pode alhear-se desta realidade e se aceitarmos que a toxicodependência é um problema social, então temos que aceitar também que o problema é de todos, ou seja, é de cada um.
Figura
1. O que é a Toxicodependência?
É um ciclo vicioso que opera mudanças ao nível do cérebro, levando a fortes impulsos que fomentam o consumo. As causas para este estado são diferentes para cada dependente, pois algumas destas drogas podem levar à perda da sua casa, da sua família e do seu emprego. Como se sabe, as drogas levam o consumidor para outro mundo, sem preocupações, afastado de tudo e de todos, levando ao descontrolo do consumidor e podendo provocar a sua morte.
2. 25 de abril
O aumento do problema da droga em Portugal ocorreu na década de 70, com a vinda dos ex-colonos e exilados nessa década. Até então, o uso de drogas não era significativo e encontrava-se localizado nas classes urbanas intelectuais e de estatuto socioeconómico. Na década de 70 sofre portanto um ‘BOOM’ do consumo de droga, trazido como hábito do estrangeiro