trabalho sobre deficiencias
A pesquisa baseada em bibliografias e sites foi realizada com o objetivo de conhecer os transtornos do desenvolvimento e as necessidades educativas especiais das crianças que apresentam algum tipo de deficiência assim como os fatores que são essenciais para seu desenvolvimento intelectual, cognitivo ou social.
No decorrer encontramos informações sobre os cuidados pré-natais, Peri-natais e pós-natais, por isso logo após o nascimento da criança os pais devem estar sempre atentos se os exames rotineiros na mesma serão feitos para que se houver alguma alteração eles já sejam alertados para tomar as medidas cabíveis e começar logo um tratamento, junto com os profissionais da saúde, a fim de reverter ou minimizar a à situação em alguns casos ou apenas melhorando sua qualidade de vida. Também aborda como deve ser a escolarização das crianças com deficiência que deve começar de maneira informal na família e formal na escola, onde as mesmas requerem dos profissionais da educação, novos recursos, didáticas e estratégias diferenciadas, etc, a fim de desenvolver suas habilidades e proporcionando aos mesmos uma vida com melhor qualidade.
Enfim, o trabalho apresenta vários passos como introdução, definições das diferentes deficiências, causas, características, diagnóstico, formas de prevenção, tratamento e adaptação curricular as necessidades especiais individuais desses alunos, conclusão e bibliografia que comprovam as fontes.
2.0 Desenvolvimento de crianças cegas ou deficientes visuais
Quando se refere a pessoas cegas, não diz respeito somente às com perda total da visão, pois as deficiências visuais podem ser classificadas em dois grupos:
1-Baixa visão:
Pessoas que possuem resquícios visuais que podem ser aproveitados para seu desenvolvimento e aprendizagem.
2- Cegueira: Pessoas que vivem em total escuridão. A cegueira é uma deficiência sensorial que se caracteriza pelo fato de que as pessoas que delas padecem e