O Pensamento Filosofico
1º Pedagogia
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ESTUDO INDEPENDENTE – COPA DO MUNDO
O PENSAMENTO PEDAGOGICO DE PAULO FREIRE: esforço por descrição de sua lógica e conceitos fundamentais.
Aracruz,
2014
O Pensamento filosófico e pedagógico de Paulo Freire
1. Como você entende o porque de muitas universidades dos Países Desenvolvidos tomarem as obras de Paulo Freire como referencia obrigatória do Pensamento Pedagógico de Vanguarda?
R:Produziu doutrina pedagógica capaz de ultrapassar o ambiente dos sistemas de educação formal, como corpo de idéias hábil para orientar projetos e metodologias de Desenvolvimento de Comunidades. Seus olhos viam claramente ainda a presença de dominação (opressão), daí ter referido Educador concebido a Libertação, através da educação Libertadora . O Brasil do tempo de Freire era um a sociedade de desigualdades, dependência econômica, onde consciência ainda ingênua e mitologizada era comum entre as populações em miséria, uma realidade típica de ex colônia de exploração. Muitas Universidades do Países. Desenvolvidos tomam as obras de Paulo Freire como referencia obrigatória do Pensamento Pedagógico de Vanguarda.
2. Fale Sobre o Marco Ideológico da racionalidade freireana: moral humanista.
R: A Racionalidade do pensamento educacional freireano toma fundamento num posicionamento ideológico, a saber, como enfrentamento contrario a ética mercadológica Neo-liberal, assentando-se em raízes humanistas. Opta de premissas cuja orientação elege a Ética universal do ser humano. Pratica educativa é pratica formadora, e tem natureza ética, entende a postura neo-liberal como malvadeza, cuja meta se resume no lucro. Opta pelos excluídos, pelos esfarrapados do mundo, lembrando que seu ponto de vista, é o dos “condenados da Terra”, o dos excluídos. Sob tal militância, Freire abraça a Ética universal do Ser humano. “Significa reconhecer que somos seres condicionados mas não