Pensamento filosofico
O pensamento mítico formou-se com o Homem, corresponde antes de mais à primeira forma de pensar a realidade.Os mitos são narrações que têm como protagonistas seres sobrenaturais, que existiram num passado remoto (tempo primordial). Neles encontramos a explicação para a origem do Cosmos e muitos outros aspectos da realidade (origem do homem, doenças, fogo, etc). Ao narrar-se a sua origem, dá-se igualmente uma explicação para o seu sentido e a finalidade.
Os mitos, enquanto narrativas, foram os primeiros discursos elaborados sobre o mundo e as coisas.
Os mitos estão profundamente ligados às tradições dos povos, constituem frequentemente as suas referências fundamentais (identitárias). Eram e ainda são transmitidos de geração em geração por via oral. Na antiguidade clássica os mais velhos eram os depositários privilegiados destes saberes.. 2) Em que sentido e por que razões pode-se dizer que o pensamento filosófico científico rompe com opensamento mítico no contexto da Grécia antiga por volta do séc. VI a.C.?
A partir da invasão da Grécia pelas tribos dóricas, começam a surgir as cidades-Estado, nas quais haverá uma participação políticamais ativa dos cidadãos e uma progressiva secularização da sociedade. O surgimento de uma nova ordem econômica baseada em atividades comerciais e mercantis faz o pensamento mítico deixar de satisfazercom as necessidades da nova organização social.
3) Por que o pensamento mítico passa a ser considerado insatisfatório?
As colônias gregas no mar Jônico eram cidades cosmopolitas, onde reinava umcerto pluralismo cultural, com presença de diversas línguas, tradições,