apresentaçao
Turma: Técnico em química – 3° módulo
Professor: Antônio Rodrigues Nunes
Alunas: Agatha Kelly Forneli e Bárbara Aparecida Vieira Leão
1. Tema e problema
Tema: Produção e adulteração da cachaça
Problema de pesquisa: A corrosão é um grande rival das indústrias em geral, já que a exposição do metal a determinadas condições atmosféricas pode acarretar na perda de propriedades mecânicas essenciais à sua função.
Logo, a galvanização vem com uma proposta de proteção ao metal de interesse, revestindo-o com outro metal menos nobre. Caso ocorra algum dano, o metal a ser danificado não será o metal de interesse e dessa forma se torna viável a substituição do metal de sacrifício.
2. Referenciais teóricos ou quadro teórico de referência
De acordo com Silva e Faldini (2014), o revestimento de uma peça metálica deve ter toda uma análise de custo, durabilidade e manutenção, e baseadas nisso recomendam a zincagem por ser um método resistente durável.
Em conformidade com Faria (2014), a galvanização recebe vários nomes diferentes de acordo com o metal de sacrifício a ser utilizado. A proteção mais comumente utilizada no ferro é através do zinco e recebe o nome de zincagem.
Segundo a EME Jr (2014), a galvanização consiste no revestimento de um metal nobre, utilizando-se de um metal menos nobre, com a finalidade de proteger o metal dos efeitos corrosivos e assim minimizando os danos.
3. Justificativa
A galvanoplastia é extremamente importante no cenário industrial mundial, visto que a corrosão é um grande problema que afeta todo tipo de indústria gerando prejuízos incontáveis. A justificativa desse tema deve-se ao fato de que não se deve esperar a corrosão acontecer para tratá-la, mas sim estudar formas de previni-la e ter em mente como esse processo ocorre.
4. Objetivos
Verificar a eficiência da galvanização em componentes metálicos.
5. Metodologia
Para alncaçar o objetivo proposto, será realizada uma extensa pesquisa a