Resistência a compressão do Cimento CPIIE-32
Segundo a norma NBR-7215 (MB-1) foi feito o ensaio para determinação da resistência à compressão do cimento Portland CPIIE-32. A resistência a compressão é utilizada no cálculo e sua unidade é o MPa (Mega Pascal = 1 milhão de Pascal ~= 10 Kgf/cm²).
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
624 ± 0,4g de cimento CPIIE32
300 ± 0,2g de água destilada
468 ± 0,3g de areia grossa
468 ± 0,3g de areia média grossa
468 ± 0,3g de areia média fina
468 ± 0,3g de areia fina
Misturador mecânico
Balança de precisão
Luvas
Óleo mineral e de baixa viscosidade
Placa de vidro
Recipiente
Soquete de adensamento
Máquina de ensaio de compressão
Métodos:
Preparo da argamassa
Preparo dos moldes
Enchimento dos moldes
DESCRIÇÃO
Começamos o ensaio preparando os materiais e a equipe foi dividida.
Uma parte pesou os materiais conforme descrito no item 4.4.1 da norma MB1, e realizou a mistura mecânica, colocando na cuba 300g de água destilada, depois 624g de cimento misturando em velocidade baixa por 30 segundos. Após o tempo, e sem parar a mistura, iniciou-se a colocação gradual das quatro partes de areia, por 30 segundos. Após o término da colocação da areia, mudou para a velocidade alta, misturando os materiais nesta velocidade por mais 30 segundos, desligou o misturador por 1 min e 30 s. Nos primeiros 15 segundos, retirou, com uma espátula, a argamassa que ficou aderida às paredes da cuba, colocou-a no interior da cuba. Durante o tempo restante (1 min e 15 s), a argamassa ficou em repouso na cuba e coberta com pano úmido e limpo. Após este intervalo, ligou o misturador na velocidade alta, por mais 1 min. Anotou a hora em que o cimento é posto em contato com a água de mistura.
Enquanto isso era feito, os outros preparavam os moldes cilíndricos, com o auxilio da luva, untando-os com óleo mineral.
A moldagem dos corpos de prova foi feita imediatamente depois do amassamento e com a maior