O Pensamento de Heráclito
DE
FILOSOFIA
O PENSAMENDO DE HERÁCLITO E PARMENIDES
EDUCACIONAL COMPACT
PROFESSOR: SAULO
ALUNO: BRENO LUCAS
O PENSAMENTO DE HERÁCLITO
Heráclito, inserido no contexto pré-socrático, parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer estático - Panta rei ou "tudo flui", "tudo se move", exceto o próprio movimento.
O PENSAMENTO DE PARMÊNIDES
Seu pensamento está exposto num poema filosófico intitulado Sobre a Natureza e sua permanência, dividido em duas partes distintas: uma que trata do caminho da verdade (alétheia) e outra que trata do caminho da opinião (dóxa), ou seja, daquilo onde não há nenhuma certeza. De modo simplificado, a doutrina de Parmênides sustenta o seguinte:
- Unidade e a imobilidade do Ser;
- O mundo sensível é uma ilusão;
- O Ser é uno, eterno, não-gerado e imutável.
- Não se confia no que vê.
NO EMBATE QUEM VENCEU E POR QUÊ?
O pensamento de Parmênides é tradicionalmente visto como o oposto ao de Heráclito de Éfeso, pois Heráclito procura explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento. Ele afirma a estrutura contraditória e dinâmica do real. Para ele, tudo está em constante modificação. Daí sua frase "Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio", já que nem o rio nem quem nele se banha são os mesmos em dois momentos diferentes da existência. Parmênides, ao contrário, diz que o ser é unidade e imobilidade e que a mutação não passa de aparência. Para Parmênides, o ser é ainda completo, eterno e perfeito.
Ao fim de todo o embate entre esses dois espetaculares filósofos, no meu ponto de vista as teorias elaboradas pelos mesmos foram extremamente importantes para a filosofia, mas nenhum dos dois se sobrepôs em relação ao outro.