Pensamento de parmênides x heraclito
Nascido no tim do século VI a.C., em Eléia, no sul da Península Italica, Parmênides de Eléia é reconhecido pela tradição como o iniciador de nova etapa do pensamento Filosófico. Parmênides pode ser chamado de pai da filosofia ocidental.
Parmênides deslocou o eixo de gravidade da filosofia até então produzida, retirando a physis do centro das atenções e, em seu lugar, colocando o saber, ocupou menos da busca de um elemento físico e mais em encontrar a forma do correto pensar.
Parmênides escreveu uma só obra, um poema em verso épico, do qual foram preservados fragmentos em citações de outros autores. A integridade do que conservamos é consideravelmente maior que todos os restantes filósofos pré-socráticos.
Sua preocupação com os aspectos lógicos, portanto, o levaram a afastar-se radicalmente do senso comum, afirmando a imutabilidade do ser, ao contrario do que testemunham nossos sentidos.
Parmênides é considerado um dos pais do pensamento monista, no que tange à explicação da physis. A simples possibilidade do movimento é rejeitada, vez que o “ser” não pode passar a um estado de “não ser”, e vice-versa.
O filósofo de Eléia foi discípulo de Xenófanes, mas sem seguir seus ensinamentos , porém o responsável por inculcar em Parmênides o gosto da “vida tranquila de um estudioso” teria sido o pitagórico Amínias.
Diógenes diz que o Filosófo eleata teria sido rico, de família ilustre e, ao contrario do que diz Heráclito, teria elaborado leis para seus concidadãos. Tudo é relativo a datação acerca de Parmenides, a data do seu nascimento, da sua morte e sua época de sua atividade filosófica
A grande parte do que nos chegou da obra de Parmenides, um poema escrito em hexâmetros, que hoje acessamos em uma compilação, operada por Diels. A partir desse texto compilador, outras cópias se seguiram.
Não há, após cópias e recopias, como determinamos a porcentagem que nos chegou do poema integral, de forma que a essa questão não é dada