O papel social da propaganda RESENHA
Função mercadológica e social da propaganda
A partir da página 69 do livro Propaganda Responsável, é apresentado aspectos sociais de empresas na hora de anunciar seus produtos, aspectos de estímulos aos consumidores, promovidos por meio da propaganda pelas organizações socialmente responsáveis, explica a comunicação mercadológica como incentivo nas vendas, e, propõe a discussão sobre a irresponsabilidade social, a irresponsabilidade de algumas empresas que veiculam anúncios que vai contra o código de defesa do consumidor.
O marketing como responsável por criar, promover e fornecer bens e serviços de qualidade aos seus clientes tem papel fundamental na discussão da função mercadológica da propaganda.
A propaganda há muito tempo não tem vendido apenas produtos, e sim valores agregados, o que cria modismos e hábitos de vida. E algumas empresas que se dizem responsáveis, tem deixado a desejar, anunciando com condutas de má-fé a consumidores e públicos em geral.
É possível vermos que a consumo esta sempre se aprimorando, como chega a dizer o promotor de justiça, Antônio Herman V. Benjamin, ao escrever introdução do Código de Defesa do Consumidor:
“Impossível separar a história do homem do ato de consumir, até porque o ser vivo perece sem consumo…”. (p.75)
Sendo assim a propaganda é considerado instrumento para mudança de hábitos, seduzir sentidos e provocar reação no receptor, cabe ao gerenciador da mensagem publicitária a responsabilidade do conteúdo.
No ano de 1988, a Escola de Pais do Brasil – Regional de Campinas, se manifestou contra um comercial veiculado pela rede McDonald’s. Um comercial de 30 segundos, aonde a diretora de uma escola convoca pais de alunos para discutir a respeito do comportamento dos filhos. Enquanto ela expõe esses fatos aos pais, um pai de um e mãe de outro aluno, sendo velhos colegas se reencontram e não dão importância ao que a diretora fala. Ao final, pais e filhos se confraternizam no