COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Unidade 8
Curso
LET01021 - COMUNICACAO E EXPRESSAO (ON.0) - 201210.00619
Teste
Atividade 8
Iniciado
23/04/12 15:10
Enviado
02/05/12 18:38
Status
Completada
Resultado
1 em 1 pontos
Tempo decorrido
219 horas, 28 minutos.
Instruções
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Leia com atenção o texto apresentado abaixo, publicado Revista da ESPM, de julho/agosto 2009, escrito por Francisco Gracioso, que é o Presidente do Conselho Editorial:
A Propaganda e o Marketing sob o fogo cerrado da sociedade
A propaganda brasileira é reconhecida internacionalmente por sua qualidade e eficácia. Do ponto de vista ético, o CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) serve de exemplo a outros países e atua eficientemente na proibição da propaganda enganosa, ofensiva ou irresponsável. Mas isso não parece impressionar os legisladores que têm encaminhado ao Congresso centenas de projetos contra a publicidade. Enquanto isso, a classe política é responsável por boa parte do mau uso que se faz da propaganda político-eleitoral, transformando-a em motivo de chacota. Foram eles que fizeram da "jogada de marketing" um sinônimo de embuste.
Baseado no Código de Defesa do Consumidor, o PROCON inferniza a vida de empresas que não atendem aos chamados em cinco minutos, mas fecha os olhos às filas que se formam diante dos hospitais públicos, desde a madrugada. Na raiz do problema está o fato de que temos, no Brasil, um código para defender o consumidor, mas falta um código de defesa do cidadão. Separando os universos público e privado e usando dois pesos e duas medidas, estamos construindo uma perigosa quimera.
Não somos, evidentemente, contra os que buscam moralizar a propaganda, promover o consumo responsável e disciplinar as atividades comerciais em geral, colocando-as em sintonia com os princípios da responsabilidade social e da sustentabilidade. Aplaudimos a atitude das empresas brasileiras que adotam filosofias humanistas de