O papel político pedagogico do professor frente á realidade
REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA
1 INTRODUÇÃO
O papel do pedagogo nos dias atuais esta se transformando e fazendo-se necessário nos mais variados meios de atuação, como empresas, escolas, hospitais e outros. Mas, o maior desafio é de exercer seu papel frente à realidade educacional brasileira. O que verificaremos é uma breve análise do sistema educacional no Brasil, as dificuldades e o papel político-pedagógico do professor.
2. DESENVOLVIMENTO
A realidade educacional brasileira é deficiente. Não é difícil encontrar alunos alienados e com grande dificuldade na leitura, sendo podados, atrofiados intelectualmente pelo sistema de educação que é oferecido atualmente nas escolas, reflexos do descaso das elites.
As unidades de ensino apresentam falta de infra-estrutura. Não atendem as necessidades básicas primordiais para uma boa formação. Isto é, faltam boas bibliotecas, laboratórios de informática e ciências, espaços destinados ao esporte e, em muitas, faltam até o alimento. A alimentação é requisito fundamental para a realização de quaisquer atividades.
A falta de estrutura física agrava enormemente a deficiência na formação de pessoas. A falta de materiais e estrutura nas unidades escolares pode ser superada, desde que haja interesse, como foi o caso apresentado no filme “Orquestras Dos Meninos”, inspirado em uma história real, que relata o interesse e paixão de um educador frente às adversidades, a falta de estrutura e apoio financeiro e moral.
A perspectiva de apoiar um professor num sonho de educar musicalmente crianças e jovens com visão de mundo tão limitado, que, em muitos casos, deveriam trabalhar para reforçar o orçamento familiar era no mínimo utópico diante de um mecanismo que diferencia pessoas pelo que tem e não pelo que são. O educador Mozart Viera viu o que muitos não vêem, ele enxergou cada um individualmente, se relacionou com a história de seus alunos, sonhou ensinar e