O papel dos Conselhos Escolares
COMPLEMENTAÇÃO DE PEDAGOGIA
MARIA DO SOCORRO PINTO CARVALHO
O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES E A AÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
BREJO-MA
2013MARIA DO SOCORRO PINTO CARVALHO
O PAPEL DOS CONSELHOS ESCOLARES E A AÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Trabalho apresentado à disciplina ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL para obtenção parcial de notas.
BREJO-MA
2013
Segundo Gomes (2005), para a conquista de um espaço democrático é preciso que haja um trabalho coletivo, pautado no respeito mútuo, na solidariedade e na ética, onde todos sejam valorizados, portanto simplesmente evitar grupos de alunos e professores, com suas tensões e reivindicações, compromete o exercício da cidadania no próprio contexto escolar.
Na tentativa de contribuir para o processo de democratização da escola, a orientação, juntamente com a coordenação, leva à direção todas as reivindicações de alunos e professores, buscando possíveis soluções, além de realizar um projeto de orientação educacional que auxilia na formação ético-política do aluno, e que tenta responder às expectativas que a comunidade escolar tem frente ao trabalho do Orientador Educacional (GOMES, 2005).
As famílias, assim como toda a comunidade escolar e local, podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos ou da sua comunidade. Uma boa maneira de acompanhar e auxiliar os trabalhos desenvolvidos na escola é candidatar-se a uma vaga no Conselho Escolar, pois este é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.
A gestão democrática ocorre com a participação dos conselhos escolares e com a implantação do PPP – Projeto Político-Pedagógico traçando uma autonomia descentralizada,