O papel do professor e a transformação social do século XXI
RUBIENES SOUZA SANTOS
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
GUARAPARI – ES
2006
RUBIENES SOUZA SANTOS
O papel do professor e a transformação social do século XXI
Trabalho para fins avaliativos do curso de Pós - graduação em Docência do Ensino Superior nas Faculdades Integradas de Jacarepaguá solicitado pela professora Maria Aparecida na disciplina Didática do Ensino Superior.
GUARAPARI – ES
2006
O papel do professor e a transformação social no século XXI
“Vale a pena pensar no novo papel do professor e da escola, que não são mais as únicas fontes de informação dos jovens. O educador assume agora a função de conectar os conteúdos curriculares com conhecimentos que vêm de fora da escola e de ajudar os alunos a relacionar o aprendizado com o mundo”.(MELLO, 2005:20).
Esta atividade tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca do papel do professor considerando o ato de ensinar aos alunos os pressupostos teóricos e básicos de sua disciplina; o modo de contribuir para a formação das pessoas; para mudar o mundo de acordo com suas concepções e planejar boas aulas. Esse trabalho terá como base um estudo de algumas teorias definidas por especialistas da educação, como Paulo Freire (1996), Perrenoud (2000), Brandão (2003) que vêm contribuindo para uma ressignificação de práticas pedagógicas de professores-pesquisadores e, por conseguinte, colaborando para a construção da cidadania.
A priori, convém destacar que o mundo atual vem sofrendo intensas transformações nos âmbitos sociais, econômicos, políticos e culturais. Neste sentido, a educação tem se destacado como um dos instrumentos mais eficazes de estruturação dessa “nova” sociedade, marcada pela globalização e pelo “boom” tecnológico.
Nesse contexto, o professor apresenta-se como sujeito co-participativo desse processo educacional que urge por mudanças, sobretudo no que diz