O papel do governo na preservação do meio ambiente
1. Introdução
A preocupação do Governo com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, não se trata apenas de listar regras ou oferecer receitas para se atingir a sustentabilidade. É algo importantíssimo. Afinal, a ação do homem, predador dos recursos finitos da natureza, revela-se cada mais insustentáveis. Esse trabalho trará inicialmente as motivações básicas acerca da sustentabilidade, seguindo com as políticas públicas para a sustentabilidade, e finalizando com as iniciativas para chegar ao desenvolvimento sustentável. O que nada mais é: o papel do governo para a preservação do nosso meio ambiente, do nosso ecossistema.
2. Preocupações básicas da sociedade
Sendo o Brasil um país emergente, fica evidente que o Governo prestar mais atenção à gestão dos seus recursos naturais. O lema é promover o bem-estar do povo brasileiro sem aceitar que seu capital natural seja degradado como se nada valesse. No passado, os recursos naturais brasileiros, foram extremamente explorados, alguns casos foram completamente esgotados. Sendo assim, uma estratégia desenvolvimentista dessa forma predatória.
A elaboração de regras tem que reconhecer que a Economia não considera a base ecológica do sistema econômico dentro das suas análises, levando à crença do crescimento ilimitado. Por sua vez, o ideal da sustentabilidade, limita as possibilidades de crescimento. É preciso deixar claro que o processo econômico não pode continuar impune, se violar as regras que regem a natureza para atingir a máxima eficiência. A perda do capital natural é um custo repassado às gerações futuras. Portanto, novas políticas para o desenvolvimento devem ser pensadas.
O problema ambiental verdadeiro é a ganâcia em elevar a produtividade do capital da natureza, usando