Preservação do meio ambiente
1. Introdução
2. Papel do governo na conscientização da população.
3. O papel do advogado especialista no Direito Ambiental.
3. Conclusão
4. Bibliografia
Introdução:
O governo é o grande responsável por diversas maneiras de preservação do ambiente, sejam elas através de conscientização, Leis, decretos e outros tipos de atividades sustentáveis em prol do ambiente.
Conscientização da população
O governo tem um papel fundamental no quesito conscientização de massas e pequenos grupos, várias ações são promovidas em comunidades próximas a reservas ambientais da Amazônia devido ao fato que tais colocam em risco a preservação do ambiente devido ao comercio de madeiras ilegalmente desmatadas da floresta amazônica.
Um exemplo de ação do governo foi o projeto especial do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) o Arco Verde, inicialmente 36 municípios que foram responsáveis por 50% da destruição da floresta Amazônica. A proposta do governo era de desenvolver a região e propor uma mudança no modelo econômico, gerando assim sustentabilidade para as áreas já desmatadas, o trabalho percorreu 25 mil quilômetros para conscientizar toda população juntamente com sindicatos de trabalhadores e iniciativa privada.
Em Resultado foram apreendidas madeiras de origem ilegais, e foram utilizadas na construção de escolas e casas populares na região.
Mesmo com um decreto oficial do Presidente Lula, a operação não conseguiu chegar a sua maior meta que era oferecer aos munícios que mais desmatam alternativas de transformar ações predatórias das comunidades em atividades legais e sustentáveis, conforme site do Terra. (Decreto 7.008, de 12 de novembro de 2009).
Visto o conflito do desmatamento ilegal com a tentativa do governo de prover comunidades autossustentáveis, qual seria o papel do profissional especialista em Direito Ambiental nesse respeito?
Qual seria então o papel do Advogado