O PAPEL DO FERRO SOBRE A NUTRI O E A SA DE
Introdução
O ferro é um nutriente mineral encontrado em alimentos de origem vegetal e animal, e de grande importância para a saúde por seu papel como constituinte de componentes orgânicos conhecidos como hemo-proteínas, bem como por sua atuação como agente coenzimático. Coenzimas são substâncias necessárias para regular todos os passos metabólicos envolvidos com a manutenção da vida. A hemoglobina, proteína presente nas células vermelhas do sangue – também chamadas de hemácias ou eritrócitos - e a mio globina, presente nos músculos, são exemplos de hemoproteínas que dependem do fornecimento regular de ferro. A quantidade de ferro absorvida pelo intestino é regulada por um mecanismo sofisticado, que depende dos estoques corporais do mineral, do conteúdo fornecido pela dieta e da fonte alimentar, além de receber influência dos outros alimentos ingeridos na mesma refeição. Assim, em situações de suficiência de ferro, a atividade intestinal limita as quantidades a serem absorvidas, estimulando a perda pelas fezes para a manutenção de um nível ótimo no organismo, evitando-se toxicidade; ao contrário, estando o organismo deficiente em ferro, as vias absortivas são estimuladas a captar maiores quantidades do nutriente.
Aspectos fisiológicos
Absorção
A absorção de ferro é afetada por diversos fatores como idade; status de ferro orgânico; estado de saúde do animal; condições de integridade da saúde intestinal; quantidade e forma química do ferro ingerido; quantidade e proporcionalidade dos outros componentes da dieta ingerida. Sua forma influi em sua absorção, e embora seja pobremente absorvida, esta absorção melhora se o ferro for proveniente de fontes de origem animal em relação às fontes de origem vegetal, devido maior proporção de radicais heme nas fontes animais (MORRIS, 1987).
Esta teoria evoluiu e atualmente (CONRAD e CROSBY, 1963) se entende como regulador principal da absorção de ferro, a sua própria concentração