O papel do engenheiro no setor da automação
Além do mais o engenheiro tem o papel de acompanhar e reunir ideias de funcionários diretamente envolvidos com o processo, a fim de buscar melhorias futuras e atuais de seus veículos.
No que pude observar nos vídeos e também em uma vivencia profissional passada, o segmento automobilístico não pode ser totalmente automatizado, pois, em processos primordiais de qualidade, estética, desempenho e segurança é necessária a presença efetiva de um ser humano.
O engenheiro está totalmente envolvido nos processos de automação, o seu papel é aplicar os conhecimentos científicos, matemáticos e técnicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de algum processo. Sem falar do controle e ou gerenciamento nos processos industriais, no desempenho de equipamentos das linhas automatizadas, sendo também o responsável pela programação de máquinas e pela adaptação de softwares aos processos de indústrias em geral. Na indústria automobilística o engenheiro é também importante, pois junto com outros profissionais da área metalúrgica e industrial, os estudos de caso e requisitos dos processos alcançam melhores resultados, desta forma qual manufatura deverá ser utilizada para sempre otimizar os processos e reduzir os custos industriais.
Mediante ao grande desenvolvimento da tecnologia da automação nos dias de hoje e o surgimento de novas técnicas de implementações de funcionalidades de forma a aperfeiçoar a produção industrial o engenheiro poderia ter o seu papel ampliado e a operação de equipamentos, construção de dispositivos simples e baratos em larga escala e, em último caso, fornecer um benefício ao usuário final, mediante aisso podemos observar algumas maneiras deste trabalho