O papel do dentista na sociedade
2937 palavras
12 páginas
Sabe-se que a higiene bucal, é essencial na vida de uma pessoa, a falta do conhecimento sobre cuidados necessários de higiene bucal afeta um fator a ser estimado, uma vez que a informação, embora disponível nas grandes mídias, não chega a todas as camadas da população da mesma forma e, dificilmente, é apreendida de modo a produzir conhecimento e autonomia em relação aos cuidados com a saúde Unidade de Saúde da Família é o exterioridade de atuação da equipe multiprofissional. O programa saúde da família atende inúmeras famílias carentes, sendo que eles são uma equipe, a odontologia passou a fazer parte desse programa, e vêm crescendo as equipes que atendem a cada dia. É essencial o direito a higiene bucal, independente da classe social, dispor de dentista as pessoas que não tem poder aquisitivo para usa- las constitui o direito a saúde que é um direito de todo cidadão. Sendo assim, neste trabalho será abordado através de revisão bibliográfica, os dentistas no programa saúde da família.
NTRODUÇÃO
Pode-se dizer que a Unidade de Saúde da Família é o exterior de atuação da equipe multiprofissional, composta, minimamente, por um médico, um enfermeiro, um ou dois acessórios de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários, estabelecer o desafio do trabalho em equipe, multidisciplinar, com culpabilidade sobre o território onde vivem ou afligem em torno de 4.500 pessoas, ou mil famílias.
Vasconcelos assegura que o campo da educação em saúde tem sido, desde a década de 1970, densamente repensado e verifica- se um relativo distanciamento dos atos impositivas alegorias do discurso higienista. Paralelamente, existe uma ampliação da abrangência sobre o processo saúde-doença, que, saindo da concepção restrita do biologicismo, passa a ser arquitetado como resultante da inter-relação causal entre fatores sociais, econômicos e culturais.
Sendo assim, Pereira salienta que requerer saúde é mais do que contar para o paciente que cárie pode ser acautelada por meio da