Odontologia social
Odontologia e responsabilidade social
O progama Brasil Sorridente foi criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.
O programa Brasil Sorridente beneficia, atualmente, 70,6 milhões de brasileiros. Hoje, são 22.213 equipes de Saúde Bucal (ESB) no País. Em 2010, o número era de 20.424. O programa cobre 4.903 municípios. Em 2010, eram 4.830 municípios, abrangendo mais de 65,1 milhões de habitantes.
Atualmente, o Brasil conta com 942 Centros de Especialidades Odontológicas, em 773 municípios brasileiros. Em 2010, eram 853 CEOs, e em 2011 saltou para 882. Para 2013, está prevista a abertura de 100 novos Centros de Especialidades Odontológicas, a maioria na região Norte, para atender a 250 municípios.
A odontologia é uma ciência bastante complexa, seu papel na sociedade vai muito alem de tratar de caries e dentes. Durante o nosso trabalho sobre a odontologia e o seu papel na sociedade, descobrimos que alem de estética e saúde, tratar dos dentes é algo cultural e que as condições socioeconômicas interferem de maneira direta.
Na elaboração do trabalho, vistamos três escolas (Escola Municipal Dr. João Antunes de Oliveira TV Cidade Nova, Escola Municipal Belita Meirão e o