Seg do trabalho universidade
Análise das inconformidades do PURO
Alunos: Antero Nogueira Filipe Baião Marcia Miranda Renan Assef Yan Machado
Introdução
Engenharia de segurança do trabalho é o ramo da engenharia responsável por prevenir riscos à saúde e à vida do trabalhador. O engenheiro de segurança do trabalho tem a função de assegurar que o trabalhador não corra riscos de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos, sejam danos psicológicos. Esse profissional administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programas de prevenção de acidentes, elabora planos de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções e emite laudos técnicos. Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador. Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes das companhias e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual. Pode, ainda, ministrar palestras e treinamentos e implementar programas de meio ambiente e ecologia.
Metodologia
A avaliação das condições de trabalho foi feita com base em inspeções às dependências da empresa que permite a montagem de um check-list especial com os principais itens de cada norma, de acordo com a finalidade do trabalho.
Feitos os levantamentos de campo e lançados todos os dados do check-list no sistema, obteve-se um relatório contendo:
• As não conformidades constatadas e suas respectivas fotos que as evidenciam; • As medidas de controle propostas;
O conteúdo deste trabalho contempla os tópicos mais importantes a serem observados pelo PURO em relação à Legislação Brasileira de Segurança e Saúde no Trabalho.
Analise e estudos do riscos
Na analise de riscos do Pólo Universitário de Rio das Ostras foram encontrados diversos problemas relacionados à segurança do