Metodologia Cientifica
1.1 Contextualização
Além das dificuldades de ordem estratégica encontradas no desenvolvimento do SUS, a categoria odontológica apresenta problemas específicas ao desenvolver sua prática técnica e profissional, como também na organização e postura política frente aos problemas de saúde bucal. Ao mesmo tempo, existem avanços significativos na atenção à saúde bucal da sociedade, merecedores de estímulo, aprofundamento e divulgação. A maior dificuldade resulta do conhecimento insuficiente dos problemas.
1.2 Problemas
A inserção e a dinâmica da prática odontológica também sofrem influência da totalidade social, estando contida no processo social, manifestando-se tanto nas políticas públicas como no próprio processo de desenvolvimento da indústria odontológica.
A relação de forças no processo de construção da reforma sanitária pode ocorrer em função da possibilidade ou não (eficácia) de produzir um determinado resultado ou da possibilidade de estabelecer um conflito ou uma negociação que permita estrategicamente avanços significativos. Estas relações são importantes para entender a questão da situação da saúde bucal, como processo em que o poder, a legislação, a estrutura social e a prática dos diferentes atores entram em contradição para, em última instância, elevar ou diminuir a qualidade de vida de uma determinada população.
1.3 Justificativa
Estudar o percurso realizado por algumas experiências brasileiras em saúde bucal coletiva é importante no sentido de entender a forma em que a Odontologia insere-se estruturalmente, no processo social de produção do modelo brasileiro de saúde.
Uma forma de sistematizar as possibilidades de atuação do cirurgião denstista no SUS é a sua inserção no sistema. Em nível central ou distrital, deve atuar em equipes interdisciplinares no planejamento de políticas públicas saudáveis e no desenvolvimento de ações de vigilância da saúde da coletividade. Considerando os campos de ação propostos pela Carta de