O papel das micro e pequenas empresas
Entenda-se como função das micro e pequenas empresas o papel desempenhado pelo sistema econômico dos pequenos negócios no desenvolvimento do país, não se confundindo, portanto, com a natureza da atividade econômica, o seu objeto social ou o propósito capitalista de cada empreendimento.
O conjunto é amplo, pois ao longo do tempo, as micro e pequenas empresas acompanharam a dinâmica econômica e passaram a acumular além da função de geradoras de emprego e renda, outras novas funções, tais como : centros dinâmicos produtivos para mercados interno e externo, indutoras do desenvolvimento territorial, da integração e complementação de cadeias produtivas, e da formação de uma cultura empresarial empreendedora. (micro e pequenas empresas: de mãos invisíveis do mercado a protagonistas do desenvolvimento- José Moraes Falcão Sebrae / E-mail falcão@falcaocontexto.com)
Recursos Humanos
Mas para que essas funções sejam cumpridas nas micro e pequenas empresas é necessário o gerenciamento de recursos humanos. É chamado recursos humanos ao conjunto de empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais freqüente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. O objetivo básico que persegue a função do (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização. (Wikipédia- inciclopédia livre)
A importância das Agências de Fomento
Nem sempre uma organização consegue progredir sem inovar, sem capacitação , sem um diferencial. Para que micro e pequenas empresas obtenham melhor resultado e sobrevivam obtendo a competitividade no mercado de trabalho o governo criou agências e instituições no qual seu objetivo é auxiliar as MPES , são as agencias de fomento que são instituições financeiras não bancárias, regulamentadas pelo Banco Central do Brasil.
A instituição da figura de agência de fomento objetiva substituir a figura de banco de desenvolvimento,