O PAPEL DAS INSTITUIÇOES NA REGULAMANTAÇÃO SOCIAL E CONTROLE SOCIAL
REGULAMENTAÇÃO E
CONTROLE SOCIAL
Os valores socias: normas e costumes
• A partir do momento em que nascemos e temos contato com pessoas, somos ensinados sobre o que é certo e o que é errado.
• Valores como respeito, bondade, autoconhecimento, verdade, etc. são passados de geração em geração, podendo ter influência tanto de religiões, costumes ou cultura, quanto do livre arbítrio do homem.
• Além dos valores morais e costumes, a sociedade possui normas que são regras impostas para a relação entre pessoas na sociedade em geral. Determinando regras para falar, agir e se relacionar em um ambiente, seja esse uma cidade, um país, na família, no jogo de futebol, na igreja ou na empresa.
• Geralmente o seu descumprimento, como o pagamento de impostos, por exemplo, pode gerar punições.
• Tornando assim os valores morais que mantém a boa convivência, além de normas impostas que de uma maneira ou outra “obriga” o bom comportamento, cada vez mais indispensáveis para o bom funcionamento da relação entre pessoas e o respeito da vida.
Desvio social
Marginalidade
Anomia
Desvio Social
Ocorre desvio social quando o indivíduo ou grupo não corresponde às normas de uma determinada cultura. O conceito de desvio social tem uma conotação negativa, mas há casos que pode ser visto como positivo. Como exemplo: a mudança de visão das pessoas em relação a captura de pássaros e ao criarem em gaiolas, que hoje em dia é considerada crime ambiental.
Marginalidade
O marginal é alguém que está fora de um grupo social, em outro aspecto, o marginal é um fora da lei.
É necessário uma socialização e um processo de reeducação, para que o indivíduo viva de acordo com as normas da sociedade.
Anomia
Anomia é a perda de identidade, provocada pelas intensas transformações ocorrente no mundo social.
O controle social As instituições sócias Características das Instituições
Social
Instituição:
É toda