jmeter
1
Automação de Testes de Desempenho e Estresse com o JMeter
Ismayle de Sousa Santos, Pedro de Alcântara dos Santos Neto
Resumo
A atividade de teste é uma das atividades relacionadas à garantia da qualidade de software. Existem vários tipos de testes, mas no cenário atual, em que a maioria dos sistemas está voltada para a Web, os testes de desempenho e estresse têm um destaque especial. É através deles que podemos verificar, dentre outras coisas, a performance e a capacidade de recuperação de falhas do sistema. O custo dos testes, entretanto, é geralmente alto, não sendo raro que esse custo chegue a 40% do esforço total de um projeto. Por isso a importância do uso de ferramentas de automação de testes. O objetivo deste curso é apresentar os conceitos relacionados aos testes de desempenho e estresse, bem como a utilização do JMeter, uma ferramenta de automação apropriada para esse tipo de teste.
1.1. Introdução
O desenvolvimento de sistemas de software envolve uma série de atividades em que a possibilidade de injeção de erros são enormes. Por conta disso, o teste de software é um elemento crítico na garantia da qualidade de um produto, atuando como uma revisão final da especificação, desenho e geração de código. Ao realizarmos testes durante o desenvolvimento de software adicionamos valor ao produto, uma vez que o teste corretamente executado tende a descobrir falhas, que devem ser corrigidas, aumentando assim a qualidade e confiabilidade de um sistema [7].
Apesar de sua importância, os testes muitas vezes não são executados visto que a realização dessa atividade é geralmente bastante onerosa em um desenvolvimento. Dependendo do tipo de sistema a ser desenvolvido, ela pode ser responsável por mais de 50% dos custos [7]. Para se ter uma idéia dos custos envolvidos, de acordo com um relatório publicado pelo NIST [6], U$59.500.000.000,00 é o valor relativo ao custo de falhas em softwares desenvolvidos nos Estados Unidos, apenas em