jmeter
A atividade de teste tem como principal objetivo garantir a qualidade de software. Quando falamos de desenvolvimento de software, existem vários tipos de ferramentas voltadas para o teste de software, porem com o crescente número de sistemas desenvolvidos para o Web, se faz necessários o uso de testes como desempenho e estresse. Realizando teste podemos analisar testes de desempenho e recuperação de sistemas. Embora os testes de software sejam de fundamental importância, ele produz um custo muito alto chegando a 40% do custo de um projeto, neste caso faz-se necessário o uso de ferramentas de automação de teste. O objetivo deste artigo é apresentar o JMeter como ferramenta de automação de testes de performance, carga e stress.
Introdução
Um sistema depois de codificado necessariamente precisa ser testado primeiramente para saber se o mesmo faz aquilo que foi projeto e segundo para saber se esta livre de falhas, dessa forma a equipe de desenvolvimento fará as correções necessárias antes da entrega do produto final. É Praticamente impossível um sistema sair da fase de desenvolvimento e não apresentar falhas, portanto dizemos que a natureza dos testes é destrutiva e não construtiva, pois tem a finalidade de aumentar a confiabilidade expondo seus problemas antes de sua entrega. Falaremos sobre teste de software, ferramenta de automação de teste JMeter, cuja a sua finalidade é testes de peformance, carga e estress, como se baixa, instala e utiliza a mesma, fazendo uma analise final de seus resultados.
Testes de software
O teste de software tem o objetivo de verificar se produto funciona corretamente de acordo com as especificações pela qual ele foi projetado. Seu principal objetivo é identificar falhas, para que as mesmas possam ser corrigidas garantindo assim a qualidade na entrega do produto final. Podemos dizer que a natureza de teste de software é destrutiva e não construtiva, pois expondo e corrigindo os problemas do produto garante a