O papel da sociedade na educação
De acordo com Ivan Illich em seu livro “Sociedade sem escolas”, o autor faz uma severa crítica às instituições educacionais, onde o professor é detentor do conhecimento e mero transmissor deste aos alunos. Isso resulta em muitas diferenças, já que nesse modelo de educação, os extensos currículos passados de forma repetitiva e superficial serão assimilados melhor por uns do que por outros, transformando a escola num lugar de conflitos e desigualdades.
Ele defende a tese que o conhecimento deve ser compartilhado por todos, pois estamos num mundo globalizado, portanto, o professor deve estimular seus alunos a questionarem e debaterem assuntos polêmicos, e assim, juntos o conhecimento deverá ser construído.
Essa forma de pensamento, pode ser exemplificada no filme “Sociedade dos poetas mortos”, onde um professor revolucionário, modifica radicalmente a maneira de ensinar, batendo de frente com uma instituição tradicional.
No vídeo exibido da escola Yawanawa, é possível visualizar as ideias de Illich colocadas em prática. A assiduidade dos alunos à escola diminui no verão por causa das suas necessidades básicas de sobrevivência. Algumas tarefas precisam ser executadas pela comunidade para a chegada do inverno. A escola Yawanawa é um modelo explícito de que a escola deve servir a comunidade e não ao contrário.
Fazendo um paralelo sobre a escola Yawanawa, a teoria de Illich e os dias atuais podemos inferir que num futuro próximo e com o auxílio das novas tecnologias, como a Internet, por exemplo, é possível que tenhamos nossas experiências compartilhadas formando uma educação mais