O PAPEL DA RELIGIÃO NA SOCIEDADE
Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade. Religião é também um conjunto de princípios, crenças e práticas de doutrinas religiosas, baseadas em livros sagrados, que unem seus seguidores numa mesma comunidade moral, chamada Igreja.
Conceito
Religião tem origem no termo latim religĭo e refere-se ao conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade. A religião implica sentimentos de veneração e de obediência perante Deus ou os deuses, normas morais para a conduta individual e social e práticas rituais, como a oração e o sacrifício como forma de prestar honra.
De acordo com a sua concepção teológica, existem vários tipos de religiões. As monoteístas são aquelas que se baseiam na existência de um só Deus, criador do universo (como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo). As politeístas, por sua vez, acreditam na existência de muitos deuses organizados numa hierarquia ou num panteão (como o hinduísmo ou as antigas religiões egípcias e romanas). Também se pode falar das religiões panteístas, que sustentam que o criador e os objectos criados constituem uma mesma entidade (como o taoísmo), e das religiões não-teístas que não acreditam na existência de deuses absolutos nem em criadores universais (como o budismo).
Outra classificação das religiões surge de acordo com a sua revelação. As religiões reveladas baseiam-se na presumida revelação feita por uma entidade sobrenatural, que indica quais são os dogmas nos quais se deve crer e as normas e ritos que se devem seguir. As religiões místicas, por sua vez, são filosofias de vida (não é definido qualquer sistema de crenças), ao passo que as religiões naturalistas, embora também não definam nenhum sistema de crenças, admitem que existem