"Mulheres e gênero: Uma estrutura teórica
Estudante: Camila Manni Dias do Amaral
O texto que escolhi para trabalhar foi o de Linda Woodhead, cujo título é “Mulheres e gênero: Uma estrutura teórica”. Esse é um dos primeiros textos do curso, e considero que a escolha por ele foi acertada, pois contribui de forma significativa para entendermos a questão de gênero envolvida na religião que será desenvolvida. A contribuição mais significativa desse texto é o de desconstruir algumas visões construídas previamente acerca do papel que a religião desempenha na vida das mulheres. Ao abordar duas grandes teorias – a feminista e a teoria sociológica da religião – a autora nos instrumentaliza para pensar criticamente o papel de gênero na religião. Ao longo do texto, a autora fala sobre três tipos de sociedade: as sociedades ocidentais altamente diferenciadas e industrialmente avançadas; as sociedades não-ocidentais/semi-diferenciadas/pós-coloniais e as sociedades sem diferenciação, que está no domínio da especulação. Durante sua explanação sobre os papeis de gênero na religião e o papel que a religião desempenha na questão de gênero, a autora acende em nós um alerta contra os radicalismos. O hábito de trabalhar com a hipótese de que a mulher é uma marionete dos homens e que a sociedade só faz nos oprimir, é confortável para as pessoas que vêem na vitimização sua zona de conforto.
O que Woodhead nos fala, entretanto, e parece razoável após análise, é que se por um lado a religião oprime e reforça valores tradicionais, em outra sociedade representa um papel quase libertador.
Compreender que os papeis são mais fluidos do que podemos imaginar antes de iniciar o curso, nos deixa mais desarmados com relação à religião, nos permitindo uma análise que não esteja tão fortemente marcada pela idéia de que a religião está sempre a corroborar os valores tradicionais e machistas, oprimindo as mulheres. Não que isso deixe de ser verdade - inclusive a própria autora diz que para as