O PAPEL DA HUMANIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO
No texto sobre "A educação e a humanização na atualidade" a escola como formadora do individuo que deverá atuar na sociedade, passa também por momento de grande mudança. A tendência da educação atual é encontrar novos caminhos que possibilitem, de forma mais realista, promover a integração do ser humano que deverá constituir o meio social, político, cultural e econômico, e promover o seu desenvolvimento e bem estar.
O presente texto visa expor alguns conceitos importantes da prática educativa. Em nosso itinerário, passaremos por três momentos importantes. No primeiro, procuraremos explicitar o conceito de educação, assim como evidenciar a sua importância para a existência humana. Sem o processo educativo, o homem não sobreviveria. A educação não apenas nos transmite o legado do passado, mas também nos permite explorar as potencialidades humanas no presente, possibilitando, assim, construir as condições para uma vida mais feliz tanto individualmente, quanto coletivamente. Uma boa educação propicia melhor qualidade de vida.
No campo educacional, as demandas da sociedade que esta em plena transformação, tem provocado muitos estudos, reflexões sobre as competências exigidas nos diferentes níveis do ensino, especialmente sobre a Educação Básica, que Busca melhorar a humanização e a qualidade do ensino, bem como prover recursos a fim de garantir, pelo menos, alguns padrões da qualidade do ensino no sentido do desenvolvimento de competências para a produção do conhecimento e da fundamentação de uma prática pedagógica que torne a escola mais eficaz.
E para isso acontecer é preciso repensar, de modo especial, a formação do professor que deve estar preparado para lidar com questões que envolvam a relação com a comunidade escolar e profissional, interagindo, cooperando, saber avaliar inclusive o seu desempenho, elaborando projetos educativos e escolares, analisando e optando por melhores perspectivas pedagógicas, tornando