O Papel da globalização para o desenvolvimento de uma sociedade cultural
O Papel da globalização para o desenvolvimento de uma sociedade cultural
Aluna: Patrícia Neves Pereira CPD: 023963
Professor: Alessandro Barbosa Ximenes
O papel da globalização para o desenvolvimento de uma sociedade cultural
A globalização cultural é uma homogeneização global da cultura, e extingue as particularidades culturais. As novas tecnologias contribuíram para que todo o mundo possa se interagir conduzindo assim a sociedade para a modernidade, criando uma evolução nos valores da sociedade.
Com a evolução, referências como as de música, literatura, cinema, costumes, hábitos alimentares e programas de tv sofrem uma interação global, pois deixam de ser apenas algo regional ou nacional.
Com a globalização cultural ocorre uma universalização das diversas culturas, como a forte presença da moda, do consumismo, onde a publicidade manipula os desejos, mudando assim o comportamento dos consumidores.
A convergência de comportamento de consumidores é uma tendência dominante dos últimos 30 anos. Chocava a Europa do pós-guerra a grande diversidade de comportamentos e a abundância de pluralismos locais e regionais. Mas em 30 anos, em todos os lugares, uma parcela cada vez maior da população distanciou-se da sociedade tradicional, de seus valores, para entrar na modernidade, criadora de novos valores. Essa evolução aproximou os comportamentos, sobretudo os de consumo (ORTIZ, 1994, P.173).
A influência também pode sofrer uma resistência da cultura nacional ou local, havendo uma tendência de rejeitar culturas externas como, por exemplo, na França, sendo necessárias adaptações da cultura local para que sejam aceitas. Os produtos do Mc Donald´s é outro exemplo que sofre adaptações em suas carnes e temperos utilizados em todo o mundo.
Através da globalização pode ocorrer novas maneiras de manifestação cultural como a transculturação, que ocorre quando uma pessoa assume uma cultura diferente da sua podendo ou não