O PAPEL DA FAMÍLIA
Esse texto abordou assuntos referentes ao papel da família na formação de uma criança, além de um breve conceito, as dificuldades enfrentadas nos dias atuais. A imposição de limites tornam-se um desafio para os pais, pois com a chegada da Revolução Industrial e com as conquistas femininas cada vez mais os pais necessita da ajuda de creches e escolas para auxiliar na educação e cuidado de seus filhos. As drogas também afetam o comportamento de toda a família.
Palavras-chave: Família; Educador; Funções.
1 INTRODUÇÃO
A família é o inicio ou o fim de tudo na formação de uma criança. Ela pode construir um ser humano ou ser o foco destrutivo e mórbido da sua vida.
É na família que experimentamos os sentimentos mais profundos de amor e ódio, as alegrias e tristezas, encontros e desencontros, brigas e harmonia. E é nesse universo de conflitos que surge a afetividade.
A família é o primeiro mundo da criança, o lugar onde se tem a oportunidade de desenvolver a afetividade, o aconchego, a proximidade das relações humanas. É também um lugar ce conflitos, de aprendizagem, de limite, de reconhecimento de erros e de reconciliação. Esses são os ingredientes que temperam as relações e são inerentes ao crescimento da pessoa em formação. A partir de uma convivência familiar próxima e afetuosa, a criança desenvolve o sentimento de pertencer, estruturando-se como pessoa humana sadia equilibrada, constituindo sua auto-estima e identidade.
No referente trabalho, busco descrever os principais papeis da família na educação de crianças/adolescentes, e as dificuldades encontradas.
2 O PAPEL DA FAMÍLIA
Muito se tem discutido a respeito do papel da família na educação das crianças nos dias de hoje, em especial por conta de se tratar de tantas mudanças sociculturais que vem alterando a estrutura e o funcionamento dos lares. Apesar delas, a sociedade do terceiro milênio, da tecnologia e do avanço do conhecimento, vem percebendo que não há outra forma de